top of page
ASEJANA APRESENTA O RELATÓRIO DO IMPACTO DE IMPLEMENTAÇÃO PROBICO EM MOGINCUAL
IMG_2324.JPG
10 de Abril de 2024

No dia 10 de abril de 2024, realizou-se uma sessão de apresentação do relatório do impacto do Projeto de Proteção da Biodiversidade Costeira (PROBICO) no distrito de Mogincual. O evento contou com a presença de altas individualidades dos níveis central, provincial, distrital e todos os segmentos das comunidades locais.

O evento iniciou com uma visita guiada pelo Presidente da ASEJANA, Carlos Ramos, às áreas restauradas, especificamente na Comunidade de Meculuvelane, acompanhado por representantes do Ministério da Terra e Ambiente, Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, Governo Provincial e Governo Distrital. Foram recebidos por líderes comunitários, grupos culturais, desportistas. Houve um momento de plantio de mudas de mangal, no qual todos os presentes participaram.

Durante a visita, o Presidente da ASEJANA apresentou as áreas restauradas e afirmou: "A meta foi restaurar 81 hectares, mas devido ao entusiasmo e vontades íntimas das comunidades locais, continuamos a avançar e alcançamos 139 hectares. Durante as visitas de monitoria, fomos orientados a prosseguir o trabalho em Mogincual, e assim continuaremos", disse Carlos Ramos a Televisão de Moçambique e as Rádios de Moçambique e a Comunitário.

Após minuciosamente as actividades desenvolvidas durante um ano de implementação, o Presidente da ASEJANA convidou aos parceiros e aos presentes para se pronunciarem no decurso de visita aos campos restaurados. Um dos intervenientes foi o representante do Ministério Mar, Águas Interiores e Pescas, Jorge Conjo, que disse: "Percebi que a comunidade está engajada na proteção e restauração do mangal. Na verdade, a comunidade é o guardião do mangal, pois vive próxima a ele, enquanto o governo nem sempre estará lá para ver o que acontece. Se a comunidade está engajada, é uma enorme felicidade para nós na visão de sustentabilidade do PROBICO."

Após a visita às áreas restauradas e o plantio de mudas, os presentes se dirigiram à sala de sessões do Governo do Distrito, onde estiveram todos os intervenientes do PROBICO. A sessão foi dirigida pessoalmente pelo Administrador do Distrito, Ricardo Manuel da Conceição Batalha acompanhado pelo o Presidente da ASEJANA, Carlos Ramos que na ocasião apresentou o resumo do relatório das atividades do PROBICO, seguido pela equipe que fez um estudo do impacto do Projeto, igualmente apresentou o seu relatório. Ambos demonstraram que o PROBICO trouxe a convivência pacifica entre a biodiversidade costeira, marinha e as comunidades humanas locais, mercê da educação ambiental e dos processos de restauração dos mangais que alcançou 139 hectares.

A cerimónia de apresentação do Relatório do Impacto da Implementação do PROBICO, serviu para premiar 150 crianças da 1ª a 7ª classes que realizaram várias atividades a favor do Projeto como poesias, desenhos, canto, entre outras práticas de educação ambiental.

O discurso do Administrador do Distrito fez uma avaliação positiva do relatório do impacto do PROBICO, afirmando que os objetivos do projeto foram cumpridos totalmente alcançados. Ele proferiu palavras encorajadoras: "Missão cumprida!" Ressaltou que, após o lançamento do PROBICO, uma iniciativa conjunta entre os governos de Moçambique e de Portugal, através do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua e a Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula (ASEJANA), foram trazidas técnicas básicas para a comunidade sobre na preservação e o plantio do mangal.

Durante um ano após sua implementação, houve um trabalho árduo nas matérias abordadas sobre educação ambiental e restauração do mangal em todas as comunidades da zona costeira.

Nas considerações finais, o governante afirmou que as recomendações deixadas pelos parceiros e analistas devem dar origem a outros projetos que apoiem as expectativas do distrito, ou seja, continuar com os ensinamentos do PROBICO, promovendo a proteção do mangal e a educação ambiental nas comunidades.

bottom of page