
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE TERRAS HÚMIDAS

02 de Fevereiro de 2024
ASEJANA OFERECE MUDAS DE MANGAL
Foi na cidade iraniana de Ramsar – República Islamica do Irão (1971), que o 2 de Fevereiro é decretado por convenção como o Dia Internacional das Zonas Húmidas.
A vida humana está intrinsecamente ligada com as Zonas Húmidas e sem elas, não teria praticamente algum sentido de ser. O ser humano depende dos ecossistemas que sustentam a vida nestas zonas.
A ASEJANA – Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula está consciente que para as Zonas Húmidas continuarem a proporcionar meios de subsistência, a nos proteger de eventos extremos e mitigar as mudanças imparáveis do clima e a fornecer alimentos e água e a suportar a alta demanda da biodiversidade, elas devem ser saudáveis. É por isso que concebeu o PROBICO – Projeto de Proteção da Biodiversidade Costeira com o apoio dos Governos Português e Moçambique.
A pedido da Direção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente de Nampula, a ASEJANA ofereceu 490 mudas de Mangais a partir dos seus viveiros localizados no Distrito de Mogincual construídos no âmbito da implementação do PROBICO para o plantio nas florestas desmatadas do Mangal do vizinho Distrito de Liúpo nas celebrações do Dia Mundial de Terras Húmidas no próximo dia 2 de Fevereiro de 2024.


A convite do Governo do Distrito de Liúpo, o Senhor Carlos Ramos, Presidente da ASEJANA, visitou áreas desmatadas, outrora cobertas pela floresta do Mangal no Posto Administrativo de Quinga no passado dia 23 de Janeiro de 2024 e igualmente ofereceu simbolicamente mudas de mangal a Rainha do Povoado Coroma, sudeste do Distrito de Mogincual.
