top of page
DELEGAÇÃO DA ASEJANA REGRESSA DO BRASIL APÓS  INTERCÂMBIO AMBIENTAL
dfbdbdbfb_edited.jpg
24 de Agosto de 2023

Entre os dias 10 e 21 de agosto, uma delegação da ASEJANA e seus convidados realizou uma viagem de intercâmbio e cooperação ao Brasil, especificamente em Florianópolis, Santa Catarina e São José dos Campos, São Paulo.

Este intercâmbio está inscrito nas atividades do PROBICO - Projeto de Proteção da Biodiversidade Costeira de Mogincual com assistência técnica e financeira do Fundo Ambiental através do Instituto Camões de Cooperação.

Em Santa Catarina, a delegação esteve presente na palestra proferida pelo Ambientalista e Professor Marcos Sorrentino sobre "AS QUESTÕES AMBIENTAIS ACTUAIS".

Na chegada a delegação foi recebida pela Dra. Maya Ribeiro Baggio, Bióloga e Ambientalista, Gestora da AGEA - Agência de Gestão e Educação Ambiental. Ela desempenhou um papel chave, tendo sido a responsável pelo convite à ASEJANA para este intercâmbio em Florianópolis.

dggdggdgggggggggggggggg.jpg

Durante a estadia em Florianópolis, também conhecida carinhosamente como Floripa, a delegação teve uma importante reunião com Rodrigo Sabatino, Director do Instituto Brasileiro LIXO ZERO. Vale pena destacar que Florianópolis é pioneira, sendo o único município brasileiro com uma Estratégia Lixo Zero projectada até 2030. A reunião culminou com a oferta de livros de autoria de Sabatino, que foram posteriormente presenteados a parceiros da ASEJANA.

xbx.jpg

O intercâmbio continuou até no ICMBio – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, onde foram discutidos tópicos como pesquisa, análises laboratoriais, e práticas de conservação da biodiversidade, especialmente na restauração de manguezais (mangais).

dgddgg.jpg

A Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC) também abriu suas portas para a delegação moçambicana. Juntos, debateram desafios ambientais, enfatizando a restauração de áreas húmidas dos manguezais (mangais).

fbxfb_edited.jpg

Ainda em Floripa, nasceu a plataforma "Cooperação Sul, Sul", fruto da parceria entre ASEJANA e AGEA, que incorpora o Projecto Raízes de Cooperação e Ciência Cidadã. O grupo envolve a Universidade Federal de Santa Catarina, o CEMADEN - Centro de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais tutelado pelo Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação do Brasil e o ICC - Instituto de Conservação Costeira de São Sebastião, litoral Paulista.

fefefeff.jpg

Ainda da intensa agenda em Florianópolis, a comitiva foi apresentada ao Deputado Estadual e Ecologista Palácio Barriga Verde, amplamente conhecido e tratado, carinhosamente por "Marquito". Ele é um ávido defensor da preservação dos ecossistemas e tem actuado fortemente contra práticas prejudiciais, como a destruição de manguezais para construção de infraestruturas que inclui estradas, Shoppings, entre outras, situações que já ocorreram em Florianópolis e um pouco em todo o Brasil.

feffeff_edited.jpg

A visita a São Paulo levou a delegação a São José dos Campos, onde foram recebidos pela Dra. Regina Célia dos Santos Alvalá, Directora Substituta do CEMADEN, e pela Antropóloga e Ambientalista Rachel Trajber. O CEMADEN, único no Brasil, é o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, vinculado ao Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação.

brbrbr.jpg
dfbdbdbfb_edited.jpg

Esta viagem reforçou a importância da cooperação internacional em prol de um mundo mais sustentável e verde e foram traçados caminhos que serão juntos trilhados.

bottom of page