top of page
Dia internacional de Ecossistemas dos Mangais é marcado por cerimónia de plantio e conscientização ambiental em Mogincual, na província de Nampula
26 de Julho de 2023

No dia 26 de Julho de 2023, o Distrito de Mogincual na Província de Nampula, celebrou com entusiasmo o Dia Internacional de Ecossistemas dos Mangais. A comemoração ficou marcada por uma significativa acção de preservação ambiental realizada pela ASEJANA (Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula) em parceria com o Governo e as comunidades locais.

Na ocasião, foram plantadas 3875 plântulas de mangue em uma área extensa de um hectare e meio (1.5 ha). O evento contou com a presença da Senhora Luísa Favorito, Secretária Permanente do Governo do distrito de Mogincual, que conduziu a cerimônia. Em seu discurso, ela enfatizou a importância de proteger e conservar os mangais como um patrimônio natural do distrito, ressaltando os benefícios que essa acção pode trazer para o bem-estar das comunidades locais.

O Senhor Carlos Ramos, Presidente da ASEJANA, também esteve presente e destacou a urgência da preservação da natureza, com foco especial na protecção e conservação dos ecossistemas dos mangais. Ele enfatizou a notável capacidade dessas áreas em absorver o dióxido de carbono, o que contribui significativamente para reduzir o impacto das mudanças climáticas.
Durante o plantio, a espécie mais cultivada foi a Avicenna Marina, conhecida como Mangal cinzento ou branco, que no idioma local, Emakhuwa, é chamada de Muxu. Essa espécie é considerada a mais ameaçada na região, devido à qualidade e durabilidade de sua madeira, além de sua característica de liberar pouca fumaça quando utilizada como combustível lenhoso.

Imagem do WhatsApp de 2023-07-29 à(s) 19

Após a actividade de plantio, foram promovidas palestras de educação ambiental, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os mangais e evitar o desmatamento. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar visitas às áreas desmatadas, a fim de compreenderem melhor os impactos negativos causados pela destruição dos ecossistemas naturais.

Essa iniciativa conjunta entre a ASEJANA, Governo e as comunidades locais demonstra o comprometimento e a consciência ambiental desses actores, visando proteger os valiosos mangais e promover o equilíbrio ecológico para as gerações futuras. Com acções como esta, é possível esperar um futuro mais sustentável e próspero para o Distrito de Mogincual e suas comunidades que reflectirá para todo o país e para todo o mundo.

Estas actividades, decorrem no âmbito da implementação do PROBICO - Projeto de Proteção da Biodiversidade Costeira de Mogincual com assistência técnica e financeira do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal através do Instituto Camões de Cooperação

​

ASEJANA: JUNTOS PELO AMBIENTE!

bottom of page