top of page
O PRESIDENTE DA ASEJANA VISITA PORTUGAL E ESPANHA
20 de Abril de 2024

No âmbito de construção permanente de parcerias inteligentes nos campos do Meio Ambiente, Mudanças do Clima e Desenvolvimento Local, o Senhor Carlos Ramos, Presidente da ASEJANA - Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula - Moçambique, está a efectuar de 15 a 28 de abril de 2024, uma visita a Europa, concretamente em Portugal (Porta de entrada) e no Reino da Espanha.

Em Portugal, onde vai permanecer de 15 a 20 de abril, o líder associativo, tem uma série de actividades que começa pela apresentação dos resultados da implementação do PROBICO - Projeto de Proteção da Biodiversidade Costeira de Mogincual no Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal em Lisboa.

No dia 16 de Abril, o Senhor Carlos Ramos, Presidente da ASEJANA, esteve reunido na Sala Restrita do Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, em Lisboa. O objetivo do encontro foi de apresentar os Resultados da Implementação do PROBICO - Projeto de Proteção da Biodiversidade Costeira de Mogincual. A reunião teve lugar no Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal e contou com a presença de importantes figuras, incluindo do Camões Instituto de Cooperação e da Língua - Ministério dos Negócios Estrangeiros, do ICNF -  Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas de Portugal, da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, para além da representação ministerial.

image.png
image.png

Durante a apresentação, o PROBICO foi aprovado por unanimidade e reconhecido como uma das maiores intervenções em áreas húmidas, com o enfoque ao Mangal dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além disso, a ASEJANA foi desafiada a capacitar outras organizações interessadas nos países da CPLP na restauração de florestas, tanto continentais quanto húmidas, a exemplo de mangais.

Em reconhecimento ao trabalho da ASEJANA, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal concedeu-lhe uma bandeira chamada "30x30", desafiando-a a concorrer ao Grande Prêmio 30x30 para a restauração de florestas em 30% até o ano 2030.

O Senhor Carlos Ramos, Presidente da ASEJANA, expressou sua gratidão pelo apoio e confiança recebidos pelas instituições presentes na reunião.

Após a reunião em Lisboa, o Senhor Carlos Ramos, rumou para Caldas da Rainha, onde participou das XXX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, organizadas pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental). O evento, agendado para os dias 19, 20 e 21 de Abril de 2024, realizou-se sob lema "Educação Ambiental - Territórios e Políticas de Proximidade: Desafios e Oportunidades".

image.png
image.png

As jornadas ofereceram um programa diversificado, composto por conferências, painéis, comunicações orais, oficinas pedagógicas, atividades ao ar livre, saídas de campo, atrações artísticas, apresentação de recursos pedagógicos e exposições. Com uma trajetória de 30 anos, o evento destacou as contribuições para a Educação Ambiental em Portugal, na CPLP e na Galiza.

Entre os convidados nacionais e estrangeiros, especialmente do Espaço Lusófono e da Galiza, estiveram presentes especialistas que compartilharão experiências relevantes nas áreas acadêmicas, sociais e políticas, todas dentro do contexto da Educação Ambiental. O representante da ASEJANA, abordou o tema "Educação Ambiental na proteção da biodiversidade costeira", no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

image.png

Além disso, Carlos Ramos participu da reunião da Rede Lusofona de Educação Ambiental, em representação de Moçambique dedicado aos preparativos do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental, programado para ocorrer em Julho de 2025 em Manaus, capital do Estado Brasileiro da Amazônia.

Ainda durante a sua estadia em Portugal, em representação do Instituto Lixo Zero Moçambique (em criação) paraticipou em uma reunião online promovida pelo ILZB - Instituto Lixo Zero Brasil, abordando aspectos dos preparativos e condições de participação no Congresso Cidades Lixo Zero, marcado para os dias 25 a 27 de Junho de 2024 em Brasília, capital do Brasil.

Ademais, durante sua estadia em Portugal, Carlos Ramos manteve contatos com várias personalidades nacionais e estrangeiras para o reforço de parcerias e cooperação a curto e médio prazo.

Já na Espanha, ele está reativando varias parcerias com instituições e organizações que trabalham na área do meio ambiente e do clima. Sua visita à Espanha incluirá escalas no Estado autônomo da Galiza, nas cidades de Vigo e Porrinho.

bottom of page